domingo, 19 de agosto de 2012

Tablet Genesis GT 7200 - Review

A linha de tablets android de baixo custo era popularizada principalmente pelos tablets da Coby, os Kyros. São tablets relativamente confiáveis, sendo um modelo muito comum de se encontrar era o 7016 que tinha um contras importantes: tela resistiva e 256 mb de memória, características que limitavam muito o desempenho.

Eis que surge a linha Genesis do fabricante MTEK, com modelos de tela capacitiva bem responsivas e memória ram de ao menos 512mb, Além disso o suporte dado ao produto é muito mais presente, com atualizações de rom disponíveis no site para download, e um fórum bem atuante em atualizações e dicas.

Antes de falar do GT 7200, a título de informação e dica, contarei sobre a experiência que tive com um modelo teoricamente superior, o GT 7205S que a seu favor tem 1 Gb de Ram, e a saída HDMI. Porém, logo de cara notei que o touch do aparelho estava teclando sozinho! Usei um programa de teste e foi comprovado que às vezes enlouquecia, o que impossibilitava o uso. No fórum várias pessoas com o mesmo modelo sofriam com o problema, e na maioria dos casos sem solução, mesmo atualizando ou mudando a rom, ajustando o ponteiro do mouse, etc. Ou seja, o modelo parece ter algum problema de projeto, pois já foi substituído por outro com as mesmas características. Uma bola fora da empresa!
Para variar, onde comprei não trouxeram mais deste modelo, que deve ter sido deixado de lado devido às reclamações dos compradores, provavelmente, então a dica é: EVITEM A TODO CUSTO O GT 7205S!

Vamos ao que interessa: o GT 7200! Sguem as características técnicas do modelo de acordo com o site do fabricante:

Sistema Operacional: Android 4.0 Ice Cream Sandwich
CPU: Cortex A8 1.2Ghz
GPU: Mali 400Mhz
RAM: 512mb
Memoria interna: 4GB
Tela: Capacitiva, 5 toques simultaneos de 7″
Resolução: 800×480
Acelerador: 3d Open LG
Full HD: 480p, 720p e 1080p
Wifi: 802.11 b/g/n
Camera: Duas cameras, Frontal = 0.3mp. Traseira: 2.0 mp.
3G (Modem externo)
Alto falante: Stereo interno
Acelerometro
Bateria: 3.7v – 4000mAh 
Entradas: 2 USB / Audio P2 (3,5mm) / Micro SDHC

Este modelo dentre os de 7 pol é o mais bem sucedido da empresa, tendo alta compatibilidade com o market, a rom é bem estável e praticamente livre de problemas e a qualidade é comprovada por não ter problemas tão relevantes quanto o 7205S.
Vem com o ICS 4.0 com todas as mordomias implantadas pelo mais recente SO da Google, apesentando um desempenho muito bom, usabilidade e configuração fáceis e acessíveis aos usuários, além da beleza que já dizia Vinícius é fundamental.
A GPU dele tem velocidade suficiente, mesmo sendo single core, para permitir ao SO funcionar sem engasgos, sofrendo apenas nos jogos muito novos, embora seja aceitável o desempenho mesmos nestes títulos. Os apps rodam tranquilamente, e o recurso para fechar aplicativos do ICS é fundamental para rodar um game mais exigente sem ter de reiniciar o aparelho! Reproduz um punhado de formatos de vídeo sem problemas, inclusive com legendas separadas, RMVB, etc.
A tela dele como já dito é capacitiva, não é excepcional, digamos que seja "boa", pois a definição por vezes deixa a desejar, mas não se pode exigir tanto de um aparelho que se pode encontrar até a 273 reais! A resposta dele é muito boa, e é um oasis para quem já usou telas resistivas em que o usuário sofre até para usar com caneta.
O aparelho vem com duas câmeras, uma frontal para video-chamadas e uma traseira para fotos, mas é apenas a título de curiosidade, pois a qualidade, é de se imaginar, não é boa.
Conectividade: aceita muitos modens 3G e Wifi, ambos funcionam bem, e sabemos que sem internet este tablet quase que vira um peso morto, embora possa se usar para leitor de Ebooks de forma razoável.
A bateria dele pelo que li tem um chip que melhora seu desempenho e durabilidade fora da tomada. Eu sei que para carregar leva pelo menos 4 horas mas o tempo que se pode usá-lo chega perto disso, dependendo da demanda. Ao menos o conector dele tem perfeito encaixe, defeito que era mais um fator de irritação do 7205S! Praticamente tínhamos de praticar um kamasutra no encaixe para que ele efetivamente começasse a carregar o produto!
No mais tem a saída para fone padrão, nada de encaixes mirabolantes,  o que facilita encontrar auriculares para não incomodar os outros. E o design do aparelho é bonito, com a traseira na parte central texturizada para dar uma pegada melhor no gadget.
Este modelo é o mais atual, com o chip A13 que retirou algumas funções não usadas no processador (HDMI por exemplo, que como dito não é oferecida pelo tablet) o que gerou economia de energia e custo.

Os porém, sempre tem poréns, claro:
- O encaixe de cartão micro-sd é muito, mas muito ruim! Tem de se usar a ponta da unha e forçar muito para encaixar no aparelho! Isso quando devido a esta pressão ele não trave ou desligue o aparelho. Não sei se outros aparelhos são diferentes e eu saí premiado, mas neste que tenho é péssimo.
- Para uns é vantagem mas para mim não é: o fone que veio é intra-auricular, que acho muito pouco prático e higiênico.
- Um carregador melhor seria importante, o que acompanha o aparelho é de 1.5 A. Uma mais potente diminuiria o tempo de carga que é longo, equivalente a quantidade de tempo na tomada a quantidade em uso.

A nota final para o gadget é um honroso 7,5 pelo ótimo custo-benefício, uma ótima dica de presente como primeiro tablet android, sem ter de pagar os olhos da cara por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário